segunda-feira, julho 31, 2006

Aniversários

Hoje celebra o seu aniversário natalício o Sr. Pe. Élio do Nascimento Ramos, nascido em 1930.
Celebram ainda o seu aniversário de ordenação sacerdotal:
- Pe. Alfredo da Silva Libório (1969);
- Pe. Inocêncio Dias Fernandes (1969);
- Pe. José Fernandes Bouça Pires (1969);
- Pe. António Rebelo Ferraz (1993);
- Pe. Carlos José Gomes Caria (1993);
- Pe. Diamantino José Pereira Duarte (1993);
- Pe. João Martins Fernandes (1993);
- Pe. Joaquim Proença Dionísio (1993);
- Pe. José Manuel de Deus Ramos (1993);
A todos, muitos parabéns e os desejos de abundantes frutos pastorais.

domingo, julho 30, 2006

Breve nota histórica sobre a Diocese de Lamego

A hipótese da fundação da cidade na pré-história e do bispado de Lamego nos tempos apostólicos funda-se em pura lenda.

Documentalmente, sabe-se que o primeiro bispo Sardinário assistiu ao Concílio de Braga de 572, podendo pois concluir-se que a criação da diocese se formalizou cerca do ano 570, por influência de S. Martinho de Dume que a submeteu naturalmente à metrópole bracarense.

Temos contudo razões para admitir que, algum tempo antes de lhe ser consignado território próprio, Lamego já era sede episcopal sujeita a Mérida. Durante a ocupação muçulmana, a sucessão prosseguiu sem descontinuidade na Galiza. A sede no entanto não foi restaurada logo após a reconquista, ficando unida à de Coimbra até cerca de 1143, quando D. Afonso Henriques a proveu de bispo residencial na pessoa de D. Mendo. Na remodelação de 1882, a diocese de Lamego foi uma das condenadas a desaparecer, mas a oposição unânime do clero, povo e município levou o Governo a desistir do seu propósito.

Desde a fundação, o bispado estendeu-se pela área que hoje ocupa, acrescentada dos concelhos de Arouca e Castelo de Paiva, desanexados mais tarde aquando da criação da diocese de Aveiro.

Desde 4 de Julho de 1403 até 1770, ano da erecção da diocese de Pinhel, Lamego integrou também o vasto território de Riba-Côa, desde o rio Douro e Sabugal, num total de 60 freguesias; e desde 1882 até à criação do bispado de Vila Real, estendeu-se para além-Douro, pelos concelhos de Alijó, Régua, Sr.ª Marta de Penaguião e Murça.

Para efeitos de visitação, a diocese foi dividida em 4 Distritos, no século XVI: Riba-Douro, Serra, Entre-Douro e Távora, Riba-Côa Na actualidade integram-se 14 arciprestados com 223 paróquias.

Goza da característica, única em Portugal, de a cidade da sua sede não constituir capital de Distrito, facto que lhe confere maior importância relativa, na representação da urbe. Em relação às províncias eclesiásticas, antes da formalização em diocese, Lamego esteve sujeita a Mérida, metrópole de toda a Lusitânia; cerca de 570 foi anexada a Braga; em 666 voltou para Mérida e em 1145 de novo para Braga, em 1257 passou para Compostela, por interesses políticos; cerca de 1403 o Papa mudou-a para Lisboa, e assim se manteve até 1891, ano em que voltou a sujeitar-se a Braga até aos nossos dias.
Tirado daqui

sábado, julho 29, 2006

Internamento

Encontra-se internado, no Hospital de Viseu, o Mons. António Pereira Amante, que reside em Longroiva.

Desejam-se rápidas melhoras.

Ordenações sacerdotais

Hoje, pelas 15h, na Catedral de Lamego, pela imposição das mãos do Sr. D. Jacinto, recebem a Ordem de Presbíteros os Diáconos Hermínio Santos, Luciano Moreira e Jorge Dias.
Recebe a Ordem do Diaconado o Sérgio Lemos.
Bem vindos ao presbitério da Diocese de Lamego.

sexta-feira, julho 28, 2006

O inicio


O início traz sempre o sabor da novidade. Mesmo que seja uma novidade tão pequena perante a grandeza de uma Diocese cuja origem remonta há tantos séculos atrás.

Este blog pretende uma coisa e não pretende uma data delas.

Pretende transmitir informações sobre a vida diocesana, as que o autor for tendo conhecimento e possam ser úteis a quem transforma a internet no principal meio de recolher e transmitir informações.

Este blog, por outro lado, não pretende ser o órgão oficial de informação da Diocese. Esse foi, é e continuará a ser o jornal "Voz de Lamego". Frequentemente, este blog recorrerá a este órgão de informação como fonte de novos posts.

O autor do blog não pretende entrar em polémica, sobre nenhum tema, com ninguém. Procurará informar e, sobretudo, dar testemunho de Jesus Cristo. É possível que o blog, além da informação sobre a Diocese, traga também um ou outro post sobre doutrina ou temas de actualidade.

O blog não pretende substituir ou ser mais do que quem quer que seja. Nessa perspectiva, por ser indipendente de qualquer tipo de estrutura diocesana, o blog não pretende substituir o papel que deve ter o Secretariado da Comunicação Social da Diocese de Lamego, querendo, pelo contrário, ser uma ajuda complementar ao meritório trabalho que o mesmo Secretariado tem vindo a desenvolver nos últimos anos.